Propriedades Medicinais

                          Physális Angulata

Contém um alto teor de vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de flavonóides, alcalóides e fito esteróides e a recentemente  classificada “PHYSALINA” que atua no sistema imunológico, evitando a rejeição de órgãos transplantados, a fruta também ajuda a combater várias doenças, como diabetes, reumatismo crônico,doenças  de pele, bexiga, rins e fígado, também utilizada como laxante e diurética.




                                  Framboesa
                          
Rica em carboidratos e fibras (pectina), sendo por isso ideal para repor as energias. Possui atividade antiviral, anticancerígena e apresenta alto teor de aspirina natural, são usadas no tratamento de inflamações nas gengivas e garganta. A fibra insolúvel que a fruta contém em suas sementes ajuda a prevenir a prisão de ventre, reumatismo, doenças metabólica, sobretudo contra as doenças do fígado e dos rins, hemorroidas e enfermidade, também apresenta propriedades laxativas, diuréticas e antiescorbúticas, sendo usada no tratamento de afecções do fígado e vesícula biliar. Outros estudos mostram sua potencialidade no combate à osteoporose e como tônico muscular durante a realização de práticas esportivas.

Ora pro nobis



Ornamental e panc Saiba mais...
A ora-pro-nóbis é considerada uma planta alimentícia não convencional (PANC). 


A planta pode ser da espécie Pereskia Aculeata ou da espécie Pereskia Grandifolia. Antigamente ela era usada para substituir a carne e, por isso, foi apelidada de carne dos pobres. Isso aconteceu porque a ora-pro-nóbis é super rica em proteínas como explica o biólogo Rafael Sposito, Mestre em Ciências Ambientais.
“Falando das propriedades nutricionais dela, sem dúvida que ela é riquíssima em termos nutricionais, tem bastante proteína, lipídio, cálcio, fócio, ferro, vitamina C, fibra. A ora-pro-nóbis é usada em várias receitas, o pessoal usa em refogados, sopas, mexidos, omelete e pode ser consumida crua, em salada. Então dá pra consumir assim sem nenhum problema. Ela tem uma mucilagem, a folha é meio gordinha, então dá para consumir tanto a folha como o fruto”.
Uma publicação do Ministério da Saúde de 2005, intitulada Alimentos Regionais Brasileiros, descreve a espécie, as características botânicas e mostra a tabela de valor nutricional com opções de receitas utilizando a ora-pro-nóbis, a publicação está disponível online, gratuitamente. Sposito tem experiência com pesquisa em ecologia florestal e etnobotânica junto a comunidades ribeirinhas na Amazônia e fala onde podemos encontrar a planta e a importância de consumi-la.
mais informações 👇
https://www.brasildefato.com.br/…/ora-pro-nobis-conheca-a-…/


Propriedades e benefícios da ora-pro-nóbis

A planta ora-pro-nóbis possui várias propriedades e benefícios, além de ser de cultivo fácil, de ter grande valor nutricional, possui acentuado poder terapêutico, curativo.

Propriedades medicinais
A planta ora-pro-nóbis possui propriedades
  • anti-inflamatórias
  • cicatrizantes
  • depurativas
  • revigorantes
  • regenerativas.
    • fósforo
    • cálcio e ferro
    • fibras
    • aminoácidos essenciais como lisina e triptofano
    • além de proteínas e
    • vitaminas C, A, B
    Agora, conheçam a seguir, os benefícios da planta ora-pro-nóbis como alimento ou chá:
    • Pelo seu alto teor de fibras contribui para o bom funcionamento intestinal e digestivo
    • Promove a saciedade, por isso, indicada para pessoas que precisam emagrecer
    • É reconstituinte da flora intestinal
    • Evita prisão de ventre, formação de pólipos, hemorroidas e tumores no intestino.
    • As folhas da planta têm efeito depurativo (limpa o organismo)
    • Esta planta é boa fonte de vitamina C (4 vezes mais que a laranja), por isso, reforça o sistema imunológico
    • A planta ora-pro-nóbis é rica em vitamina A (retinol), por isso:
    • combate radicais livres,
    • previne o envelhecimento celular precoce,
    • melhora a visão e contribui para a saúde da pele, olhos e cabelos.
    • Esse vegetal é fonte de ácido fólico, nutriente essencial na dieta das gestantes e para a saúde dos fetos.
    • Essa planta tem muita proteína (por volta de 25% de sua composição), o espinafre só tem 2,2%, e, por isso, é um ótimo alimento substitutivo para a carne, sendo uma ótima opção alimentar para quem pratica veganismo ou vegetarianismo
    • Devido à alta quantidade de cálcio, a ingestão desta planta fortalece ossos e dentes e melhora a contração muscular e transmissão dos impulsos nervosos
    • Estudos realizados na Universidade Federal de Lavras comprovaram que esta planta diminui o nível de colesterol ruim, trata furúnculos e sífilis, contribui para a prevenção de doenças como câncer de cólon, hemorroidas, tumores intestinais e diabetes.

    https://www.greenme.com.br/alimentar-se/vegetariano-e-vegano/6613-ora-pro-nobis-beneficios-propriedades#propriedades-e-beneficios-da-ora-pro-nobis






Beldroega













                           Ornamental e panc
Nomes populares: caaponga, língua-de-gato, onze-horas, portulaca-comum, portulaca-selvagem, purslane (inglês), dentre outros nomes populares. Pertence à família Portulaceae.
possui propriedade depurativa e auxilia na purificação do sangue, combate infecções e cálculos renais. Usada de maneira interna ou externa (em forma de chá ou emplastros), possui propriedades calmantes úteis no alívio de inflamações e dores. Suas funções diuréticas auxiliam no bom funcionamento dos rins, evitando a formação de cálculos e eliminando toxinas do organismo. É um potente analgésico para dores de cabeça, dores musculares e no estômago.
A beldroega é um superalimento, vez que além de ser o vegetal com maior quantidade de ômega 3 disponível na natureza, possui um grande número de vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes.

Saiba mais em:
https://www.medicinanatural.com.br/beldroega-portulaca-ole…/


                      Peixinho Stachys Bysantina

é usada como ornamental pois se reproduz facilmente, por estacas ou pedaços de rizoma, se espalha sobre o terreno formando arbustos baixos e folhosos em uma cor verde-prateada brilhante. Esta é uma planta rústica, bastante resistente a insetos e doenças, que gosta de climas amenos ficando murcha quando o dia é muito quente mas, se recuperando com o frescor da noite.

É usada na medicina popular para acalmar a tosse e irritações da faringe pois tem ação béquica (que age na irritação da garganta) e emoliente (que tem a propriedade de amolecer, distender, abrandar tecidos, por exemplo). 


As folhas são geralmente consumidas fritas, empanadas ou à milanesa.
É uma planta rústica, não exigindo cuidados específicos e é bastante resistente ao ataque de pragas e doenças.

Como se usa o peixinho da horta na cozinha

A receita básica indica que as folhas, lavadas e secas, do peixinho da horta, podem ser fritas, empanadas ou não, e servidas como guarnição ou aperitivo.


https://www.greenme.com.br/receitas-saudaveis/5365-peixinho-da-horta-lambari-folha-deliciosa-e-nutritiva